Fazenda Água Milagrosa

23 de Dezembro de 2016

Não vai faltar assunto nas conversas de final de ano



Nas prosas em família, sempre surgem temas relacionados à agropecuária. Saiba como ter uma conversa produtiva, especialmente com quem é de fora do meio rural

 
Neste final de ano, o pesquisador Sergio Raposo de Medeiros, da Embrapa Gado de Corte, parou para refletir sobre as rodas de conversa entre o Natal e o Ano Novo, e levantou alguns pontos que podem vir a ser assunto nos encontros de família.

Acompanhe as curiosidades:

Você sabia...

- Que menos de 10% dos animais abatidos no Brasil vem de confinamentos e que estes duram entre 70 e 100 dias? Sabendo disso, é possível afirmar que o gado brasileiro passa, em média, 99% da sua vida em seu ambiente natural.

- Que, segundo um trabalho britânico que os pesquisadores da Embrapa tomaram conhecimento por meio do Ministério de Relações Exteriores, uma tonelada de carne produzida no Reino Unido usa 2,5 vezes mais pesticidas, gasta 5 vezes mais energia e tem seis vezes mais potencial de acidificação do que a mesma tonelada de carne produzida no Brasil?

- Que a carne brasileira é uma das mais “limpas” do mundo conforme atestado pelo fato de exportarmos para centenas de países e praticamente não haver alertas para ocorrência de resíduos? Que além desse aval, temos o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes, do Ministério de Agricultura, cujos resultados são públicos e comprovam que a nossa carne bovina é um alimento seguro?

- Que a maior parte da produção se concentra em áreas que não representam ameaça à Amazônia e que somos o país com um dos maiores remanescentes florestais do mundo?

- Que apesar de ter crescido 29% entre agosto de 2015 e julho de 2016, chegando a 7.989 km², segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da Amazônia entre 2004 e 2012 vinha caindo a uma taxa de 2,35 mil km² por ano, de acordo com o Imaflora? Passando de mais de 25 mil km²/ano para cerca de 5 mil km²/ano?

- Que no período de 2000 a 2015, a produção de carne teve incremento de 45%, enquanto o rebanho bovino de corte cresceu 25%, segundo a Embrapa? 

Sabendo de tudo isso, as conversas prometem ser bastante produtivas. Por fim, desejamos a todos boas-festas. 

Fonte: Portal DBO
 

<< Voltar para notícias
Fazenda Água Milagrosa - Todos os direitos reservados. ©2018
Desenvolvido pela Williarts Internet