Água Milagrosa leva gado Tabapuã para a 50ª edição da Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA)

 
 
O Grupo Junqueira Rodas, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, apresenta o gado Tabapuã durante a 50ª edição da Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA). O evento começou no domingo e vai até 09/12, no recinto de exposições Parque Fernando Cruz Pimentel.
 
Os 19 animais chegaram ao parque no dia 2/12, onde participam de exposições da raça e das provas de julgamento do evento, com a chancela da Associação Brasileira de Criadores da raça Tabapuã (ABCT), que serão realizadas no dia 8/12.
 
“Vamos participar com nossos melhores animais, todos com a tradição e a qualidade genética da Fazenda Água Milagrosa”, destaca Paulo Camargo, gerente pecuário da Fazenda Água Milagrosa.
 
Raça Tabapuã
Animal mais precoce entre os zebus e uma das maiores conquistas da zootecnia brasileira em 100 anos, o Tabapuã, raça de gado originária da cidade homônima no interior paulista, é considerada uma das melhores linhagens existentes hoje no Brasil, tanto para corte como leite.
 
No estado de São Paulo, a detentora do berço da raça, que reproduz as melhores matrizes, com mais de 1,9 premiações e troféus, é a Fazenda Água Milagrosa, localizada na cidade de Tabapuã. A área, de propriedade do grupo Junqueira Rodas, é a maior criadora brasileira da raça.
 
O Tabapuã destaca-se entre os zebuínos, animais que têm como característica precoce e dócil. As matrizes apresentam elevados índices de habilidade materna - a fêmea aos 18 ou 20 meses apresenta mais de 80% de fertilidade. A boa produção de leite também faz com que os bezerros alcancem o tempo de desmama já pesando 200 quilos, desempenho superior ao de outros zebus.