Plantel Tabapuã da Água Milagrosa será exposto na Show Rural 2019

O Grupo Junqueira Rodas, de Monte Azul Paulista (SP), estará na 31a edição da feira agropecuária Show Rural, que ocorre a partir desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, até o próximo dia 8 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná, para apresentação do gado Tabapuã.
 
O evento, que abre o calendário do setor, espera movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão em negócios. A Show Rural Coopavel é uma das maiores da América Latina e mais importante em disseminação de informações, tecnologias e conhecimentos para o agronegócio.
 
Neste ano, a Fazenda Água Milagrosa leva para Cascavel nove animais - Uxmal FIV, Vasco FIV, Vigor FIV, Aqua FIV, Alla FIV, Unicaule de Tabapuã, Untador de Tabapuã, Uruno de Tabapuã e Ukaz de Tabapuã.
 
 “São animais de alto padrão genético, com bom acabamento de carcaça e que podem obter ótimo rendimento. Parte deles, inclusive, estará à venda durante a feira”, explica o gerente pecuário da Fazenda Água Milagrosa, Paulo Camargo.
 
Para Sarita Junqueira Rodas, que integra a diretoria do Núcleo InterEstadual Origem do Tabapuã, lançado em 2018, a participação do gado em eventos deste porte é uma forma de fomentar o Tabapuã e reforçar as qualidades da raça, contribuindo para o aumento do plantel em todo o País.
 
A Fazenda Água Milagrosa, localizada em Tabapuã, no interior de São Paulo, é berço da raça Tabapuã e considerada hoje a melhor criadora e expositora, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT). O dado é do ranking da raça, divulgado em 2018.
 
Feira
Segundo a organização do evento, a 31a edição da feira agropecuária Show Rural será realizada em uma área de 720 mil metros quadrados, no km-577 da BR-277, em Cascavel, saída para Curitiba.
 
A programação também inclui palestras e demonstrações de tecnologias, como a balança de passagem, resultado de parceria da Embrapa Gado de Corte com a Coimma.
 
O cronograma vai contemplar ainda a venda de animais direto do produtor, palestras técnicas, exposição de animais, lançamento de máquinas e equipamentos, rações e suplementos, além de orientações sobre genética animal e inseminação artificial.
 
O acesso ao parque e o uso do estacionamento são gratuitos. O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.