23 | setembro | 2022

Como o exame andrológico pode impactar na produtividade do rebanho

O exame andrológico é realizado nos machos, que tem como finalidade a reprodução, sendo fundamental para a avaliação da eficiência reprodutiva do rebanho. O procedimento é fator primordial na identificação dos futuros touros com potencial reprodutivo e, ao longo dos anos, para avaliação do seu desempenho reprodutivo.

É comum que, em algumas propriedades, a atenção quanto a fertilidade esteja focada apenas nas matrizes. Porém, vale salientar que, muitas vezes o problema pode estar relacionado a subfertilidade ou infertilidade dos touros, quando estes apresentam deficiências relacionadas a qualidade do sêmen ou até mesmo a fatores físicos.

O procedimento para execução do exame, deve ser realizado por um médico veterinário, no período que compreende 60 a 90 dias antes do início da estação de monta.

Na Fazenda Água Milagrosa, seguimos rigoroso calendário sanitário e reprodutivo, realizando o exame andrológico em 100% dos reprodutores, destinados à venda. E o resultado desse trabalho criterioso é confirmado através dos depoimentos de nossos clientes, conforme relata o pecuarista paulista, Nilton Verola:

“Na estação de monta passada, utilizei 4 touros Tabapuã Água Milagrosa em um lote com 210 vacas. Obtive um índice de 86% de prenhez. A proporção foi de 1 touro para cada 52 matrizes.”

Além disso, todos os animais oriundos do nosso criatório, identificados com alguma deficiência reprodutiva, são imediatamente descartados e destinados ao abate. Um touro infértil, pode representar a perda de 25 a 50 bezerros por ano, e um touro subfértil, pode ocasionar a diminuição na produção de bezerros.

Uma preocupação a mais da Fazenda Água Milagrosa, que pertence ao Grupo Junqueira Rodas, com a produtividade da raça Tabapuã.